CYPERACEAE

Rhynchospora warmingii Boeckeler

LC

EOO:

1.426.410,258 Km2

AOO:

168,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Ocorre na Bolívia e Brasil, nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste (Alves et al., 2010).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Pablo Viany Prieto
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: LC
Justificativa:

<i>Rhynchospora warmingii</i> apresenta ampla distribuição geográfica em áreas campestres e de cerrado do Brasil, ocorrendo desde o Paraná até o Mato Grosso e Bahia.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Cerrado
Fitofisionomia: Campo cerrado e campo rupestre (Simpson, 1995).
Habitats: 2.2 Moist Savana, 3.7 Subtropical/Tropical High Altitude, 3.6 Subtropical/Tropical Moist, 4.6 Subtropical/Tropical Seasonally Wet/Flooded Lowland, 4.7 Subtropical/Tropical High Altitude, 6 Rocky Areas [e.g. inland cliffs, mountain peaks]
Detalhes: ​Erva perene, rizomatosa, que habita áreas úmidas de cerrado e campo rupestre. Fértil durante o ano todo e polinizada pelo vento.

Ameaças (4):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Agriculture
(Harley, 1995) indica como principal ameaça à região do Pico das Almas o desenvolvimento de atividades agrícolas para a formação de pastagens e cultivo de frutas; em geral, estas atividades têm sido realizadas com a utilização de fogo e extração ilegal de madeira e lenha. Além disso, foi registrado também o extrativismo ilegal de plantas ornamentais.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Várias áreas que mantinham remanescentes significativos de vegetação nativa desde a fundação de Brasília, desapareceram nos últimos anos, e continuam desaparecendo rapidamente. Registros constam que em apenas 44 anos (avaliação de 1954 a 1998 da UNESCO), o DF perdeu 57,6% da sua cobertura vegetal e que a categoria cerrado foi a mais atingida, com 73,8% de perdas.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Agriculture
No município de Cristalina-GO, as características morfopedológicas e hídricas são favoráveis à pratica de irrigação, o que foi verificado pelo aumento do número de pivôs de irrigação de 2.709% (11 para 298) entre 1989 e 2005. Nesse período, o cerrado sofreu uma redução de 45% e as áreas de drenagem tiveram um aumento de ca. 5.000ha, paralelamente à redução de 20.000ha em matas ciliares, o que se associa diretamente a essa prática. A maior concentração de pivôs encontra-se nas nascentes e cursos superiores da rede de drenagem, cuja capacidade de vazão já começa a ser insuficiente para a demanda. Essa transformação do uso do solo em curto tempo pode significar alteração hidrológica considerável na área (Barbalho et al., 2007).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
3 Harvesting (hunting/gathering)
A distribuição de R. warmingii tem declinado nos últimos 40 anos, devido a intensa coleta de indivíduos para uso em arranjos ornamentais (Alves et al., 2009).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.2 National level on going
Citada no Anexo I da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008) e na Lista da Biodiversitas da Flora Ameaçada de Extinção, na categoria "Vulnerável" (VU) (Biodiversitas, 2005).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
Ornamental
A espécie é intensamente coletada para ser usada como ornamental em arranjos artesanais de plantas secas (Alves et al., 2009).